terça-feira, 30 de outubro de 2012

Lei anti-fumo em condomínios




          A lei anti-fumo 13541/09 que mudou a rotina de bares, restaurantes e lojas , atinge também as áreas comuns dos condomínios como elevadores, garagens e áreas de lazer. A diferença está nas punições:
nos estabelecimentos comerciais além de multas os órgãos de defesa podem até fechar a empresa enquanto nos condomínios somente multas serão aplicadas e reaplicadas.
          Cabe ao síndico cumprir a lei, retirar cinzeiros e colocar cartazes informativos alem de  levar o assunto para assembléia e juntamente com os condôminos determinar de que forma será advertido  o infrator.
          Como tudo na vida em condomínio o importante é a conscientização de todos e o bom senso no caso dos fumantes que não podem obrigar ninguém a inalar fumaça .

sábado, 20 de outubro de 2012

Decoração de Natal

       
 O Natal se aproxima e nada simboliza mais essa época do que as luzes pisca-pisca que enfeitam prédios  e varandas , mas cuidado para não transformar em pesadelo sua decoração natalina.
          . escolha com critério a qualidade das microlâmpadas, existem inúmeras  marcas e preços no mercado e com certeza algumas de qualidade duvidosa. Opte por produtos com selo do Inmetro.
          . a instalação deverá ser feita por profissionais habilitados, a boa vontade de alguns funcionários pode não significar segurança. A instalação deverá seguir o manual do fabricante.
          . evite instalações em áreas sujeitas a chuvas , alagamentos e estruturas pontiagudas.
          . a fiação deve estar sempre longe do alcance de crianças e animais.
          . em relação aos gastos de energia, os Leds podem ser a melhor opção, pratique o consumo consciente.

          Se você pretende caprichar mais colocando árvores decoradas no hall , guirlandas e outros enfeites, planeje as finanças com antecedência para evitar cotas extras já que no mês  Dezembro os custos são altos. Uma comissão de moradores costuma ser uma boa solução para diluir o trabalho e ajudar nas escolhas (fique tranquilo se não conseguir agradar a todos). Compre materiais que possam ser reaproveitados nos anos seguintes mas muito cuidado na hora de guarda-los (nada mais feio do que enfeites desgastados e empoeirados).
          O IMPORTANTE É PRESERVAR A MAGIA DO NATAL!

- à partir de Novembro daremos dicas de decoração de Natal

terça-feira, 9 de outubro de 2012

Idoso no condomínio

          Condomínios devem se adaptar a nova realidade brasileira cuja população de idosos já passa de 20 milhões. Existe um programa desenvolvido e patrocinado pelo Bradesco Seguros e gerenciado pelo Senac: ‘’ Programa amigo do idoso’’.
          Esse curso prepara porteiros para melhorar a qualidade de vida dos idosos, informando e instrumentalizando esse profissional que ficará como observador sempre disposto a ajudar .
          É claro que não cabe só aos porteiros essa função, síndicos podem ter na agenda do condomínio os telefones de parentes mais próximos dos moradores idosos, planos de saúde que utilizam, médico e hospital para casos de emergência. Isso ajuda a salvar vidas.
          Fique atento ao Estatuto do idoso e veja como o condomínio pode facilitar a vida dessas pessoas ,
um exemplo é o art. 41 que reserva as vagas mais fáceis de estacionar e próximas aos acessos para eles.

Disc Senac (21) 4002 2002

sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Organização

          Organização é tudo de bom, seja em casa ou no local de trabalho.
          Sabemos que com exceção dos síndicos  profissionais, essa função é exercida por pessoas que trabalham em outras áreas ou possuem outras atribuições alem de administrar seu condomínio.
          Em geral fazemos uma cascata de tarefas que desorganizadas nos roubam minutos livres e nos afastam das obrigações diárias. Para tirar proveito de seu dia é necessário que você organize as tarefas diárias e  cuide que seu local de trabalho esteja sempre organizado, isso otimizará seu tempo.
          No condomínio é importante que os funcionários colaborem para a manutenção da organização e  entendam a importância de manter tudo no local estabelecido.
          Se o sindico dedica em média 2 horas semanais ao seu condomínio, é importante que não se perca tempo procurando docs, chaves etc…


Dicas :

- organize os balancetes por data
- faça um cronograma das manutenções e cole em local visível
- faça também um cronograma das férias dos funcionários
- liste os telefones mais usados e deixe próximo ao telefone
- organize o claviculário
- faça uma agenda de compromissos
- liste os produtos de limpeza usados pelo condomínio (ajuda na hora da compra)

- arquive:
             . docs enviados aos condôminos
             . correspondência trocada com a administradora
             . plantas do condomínio
             . dados sobre funcionários
             . dados de fornecedores
             . folders de propaganda (ajuda na escolha de prestadores de serviços)

          Aproveite a aproximação do final de ano para avaliar uniformes dos funcionários, lavagem de tapetes (se houver ) , a manutenção da portaria e a programação da decoração de Natal.

quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Faça você mesmo



          Adotamos a campanha do blog  CASA DE COLORIR que propõe um espaço  ‘’Faça você mesmo’’dentro dos condomínios. Seria um lugar determinado, com materiais necessários onde você pudesse transformar aquele móvel de família, pintando com uma cor mais alegre. Usar furadeiras, tintas, lixas e martelos sem se preocupar com a sujeira ou barulho.
          É uma boa opção inclusive para o aproveitamento de materiais que acabam no lixo por falta de espaço para guardar. Essas oficinas podem se transformar num espaço para agregar moradores.
          Boa idéia!!!







terça-feira, 2 de outubro de 2012


Feira condomínios 2012

          Ocorrida em 26 e 27/09 a Feira Secovi de Condomínios 2012 não apresentou nenhuma
novidade para o mercado. Vale registrar que um evento que se diz sustentável tem que repensar essa prática de distribuição de panfletos como propaganda. Os participantes saiam com uma sacola ecológica lotada de panfletos.
          Acho que um pen drive com divulgação do produto dos expositores seria mais barato e com certeza menos danoso ao meio ambiente.
Carbono zero ?????